Brasil

 

O que é que a sigla "SIL" representa?

A sigla “SIL” originalmente representava "Summer Institute of Linguistics". No entanto, a organização agora é conhecida como SIL International.

O que é desenvolvimento de línguas?

Na SIL, o desenvolvimento de línguas envolve o trabalho com falantes de línguas menos conhecidas, para ajudá-los a alcançar seus objetivos como comunidade, através do planejamento de língua e dos esforços de desenvolvimento intercultural. Em muitos casos, isso significa o desenvolvimento e promoção de formas escritas da sua língua e a produção de literatura.

LER MAIS »

O que é língua ameaçada?

Como é que pesquisadores sabem quando uma língua está morrendo? Será que "ameaçada" significa "condenada"?

Muitos fatores contribuem para que uma língua se torne ameaçada. A SIL faz esforços concertados para pesquisar línguas, avaliar sua vitalidade, facilitar o desenvolvimento da língua e, quando possível, apoiar os membros da comunidade de fala em seu desejo de documentar e manter sua língua e cultura.

O perigo das línguas desaparecendo é real e a SIL acredita que todas as línguas e culturas fazem parte do mosaico da humanidade. A SIL está preocupado com as línguas, os povos que as falam e as culturas que expressam.

O que é avaliação de línguas?

Pesquisar as línguas do mundo nos seus ambientes sociais.

A equipe de avaliação de línguas trabalha com comunidades de fala para entender melhor seus padrões de uso da língua e coletar informações para o planejamento de desenvolvimento da língua. Através da pesquisa de avaliação de línguas, as línguas anteriormente não relatadas estão sendo identificadas, aumentando o conhecimento do mundo de onde as línguas são faladas.

A equipe de avaliação de línguas também monitora as atividades de desenvolvimento da língua, uma vez que elas começam, para avaliar o progresso, seguido por uma avaliação do impacto das atividades.

LER MAIS »

O que é o Ethnologue?

O Ethnologue é um trabalho de referência em enciclopédia que cataloga todos os 7.105 idiomas vivos conhecidos do mundo.

O Ethnologue tem o propósito de ser usado como catálogo que fornece dados resumidos de línguas conhecidas.

As informações vêm de inúmeras fontes, e são confirmadas pela consulta de fontes publicitárias confiáveis e por uma rede de correspondentes de campo.

IR PARA O ETHNOLOGUE »