Brasil

Publicações

O nosso trabalho com línguas indígenas envolve a publicação de artigos técnicos nas áreas de linguística e campos afins. Ainda estamos digitalizando as publicações mais antigas, por isso, fique atento para novos downloads. Uma lista mais completa de publicações técnicas está disponível na coleção de documentos linguísticos e culturais.

Ao conferir a data dos artigos, lembre-se de que os trabalhos que foram escritos vários anos atrás podem não refletir necessariamente o modo de pensar atual de seus autores. Acreditamos que é importante disponibilizar ao pesquisador sério os trabalhos antigos que os nossos membros produziram ao longo dos anos. Embora o conhecimento do autor possa ter aumentado desde então e a língua com certeza ter mudado, esses trabalhos ainda são válidos porque contêm dados linguísticos. Algumas das línguas analisadas têm pouco ou nenhuma outra documentação.

O material publicado neste site é para estudo e pesquisa acadêmica. É permitido fazer cópias destes trabalhos gratuitamente para pesquisa ou uso pessoal, sem requerer permissão. No entanto, a republicação ou uso comercial destes trabalhos é expressamente proibido, inclusive postá-los em outros sites sem a permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais. É permitido criar links em outros sites para acessar um desses artigos gratuitamente, mas é proibido por lei reproduzi-los na web.

Categorias de Publicação Destacadas

Publicações Linguísticas  Dicionários e Vocabulários  Gramáticas

Publicações Especiais

Esta seção contém materiais que requerem manipulação especial, como coleções de textos ou outras publicações. Em cada sub-página, você encontrará hiperlinks para o material publicado, apropriadamente organizado.

Textos Jarawara Interlineares 1  Textos Jarawara Interlineares 2  Histórias do Siko  Histórias do Yowao

Materiais de Educação

Esta seção contém títulos selecionados de materiais desenvolvidos pelas equipes da SIL na área de educação bilíngue. As produções foram impressas (quase na totalidade), levada às comunidades indígenas, distribuídas e usadas nas mesmas. Os custos, tanto de produção como de transporte, foram sempre pagos pela SIL.

Nosso alvo continua o mesmo: o de manter esses materiais disponíveis às comunidades. E agora, com a tecnologia oferecida pela internet, será possível deixá-los sempre à disposição. Fica a critério de cada comunidade quando e como usá-los.

Sendo que a SIL é uma entidade sem fins lucrativos, nenhuma cópia pode ser vendida. É expressamente proibida a republicação ou o uso comercial, inclusive a postagem em outros sites sem a permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais. Também é proibida por lei a reprodução na web.

Materiais Bakairi

Layouts de Teclado

Esta seção contém layouts de teclado para ajudar usuários a digitar línguas indígenas e outros caracteres não-padrão.

Esses produtos foram desenvolvidos usando software de livre acesso, sendo, portanto, permitido o uso pessoal. No entanto, é expressamente proibida sua republicação ou o uso comercial, inclusive a postagem em outros sites sem a permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais. Também é proibida por lei a reprodução na web.

Esses teclados foram criados para o sistema operacional Microsoft Windows.

Indígena Brasileiro  Extensão do US Internacional  Alfabeto Fonético Internacional